top of page

COMPETÊNCIAS

A LECMA desenvolve as suas actividade de estudo, formação, coaching  e consultoria no ambito da moderna Gestão da Construção, estruturando as suas areas de competências nos seguintes ambitos:

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Um espírito de abertura à mudança e a novos conhecimentos e ideias assume, nos dias de hoje, um papel essencial no garante da existência das organizações.

Neste sentido, importa não só criar um ambiente favorável à promoção desse espírito, mas também implementar um conjunto de processos que promovam e coordenem, de forma orientada, todo o potencial existente no capital humano.

Através desta dinâmica, a Gestão da Inovação e Mudança Organizacional tem como principal objetivo auxiliar as organizações e os profissionais a enfrentarem novas experiências e cenários desconhecidos.

Sistemas de Gestão na Construção

O sucesso não se atinge por impulso ou de uma forma aleatória. A própria natureza rege-se de uma forma sistematizada, tal como uma orquestra, que para garantir uma excelente melodia, necessita de partitura e maestro.
A implementação de Sistemas de Gestão, estruturados por processos, assume-se assim como a opção mais correta  para se alcançar os resultados pretendidos, de uma forma repetida, com o envolvimento de todos.
Os Sistemas de Gestão nas empresas, ou nos projetos de construção, devem ser vistos como a  "estrutura de vida", na qual todas as atividades críticas ao negócio se desenvolvem, sob comando da liderança,  de uma forma global e abrangente a toda organização. 

Gestão da Construção Virtual  (BIM)

Em resultado da atual evolução tecnológica, nomeadamente ao nível dos Sistemas de Informação, a indústria da Construção está a iniciar uma das maiores revoluções que alguma  vez sofreu, com a emergência da realidade virtual no seu universo.
Através da tecnologia BIM (Building  Information Modeling), que suporta um  conjunto enorme, e em constante expansão, de softwares, para as mais diversas funções e  fases do ciclo de vida dos empreendimentos de construção, a forma de conceber, projetar, construir e gerir a sua manutenção, vai alterar os processos de trabalho, os modelos funcionais e os relacionamentos entre os intervenientes,  tal como hoje os conhecemos.

Project Management (PMBOK/PMI) na Construção

O Project Management (Gestão de Projetos) é hoje reconhecida como uma área de competência de extrema importância. A realização dos projetos, em contextos muito mais complexos,  exigem  uma liderança profissional, suportada em técnicas de gestão sistematizadas.  
O referencial internacional do Project Management  Institute (PMBOK- 5ªEd-2005), compilando as melhores práticas de gestão de projeto em 9 áreas de conhecimento,  é uma excelente ferramenta para conduzir os projetos, de um forma controlada,  aos resultados esperados.
Na Construção a sua aplicação é total,  pelo que  os seus projetos,  logo na fase de conceção,  devem  ser enquadrados por uma abordagem que defina  responsabilidades, processos, fluxos de informação e resultados, num ambiente de minimização dos riscos e  de colaboração ativa e positiva  entre todos, focados no sucesso. 

Gestão de Valor na Construção

A criação de valor é objetivo supremo de uma empresa ou projeto, pelo que deve estar presente no planeamento, na cultura organizacional, nas decisões de gestão e nas tarefas diárias dos trabalhadores.
A gestão baseada em valor não deve ficar apenas pela identificação de métricas para a monitorização e benchmarking, mas sim por uma procura  constante  da excelência, reduzindo os desperdícios e  a variabilidade,  incrementado a flexibilidade e novos atributos aos produtos e serviços fornecidos. 
As organizações que  investem  numa análise de valor dos seus processos, produtos e serviços  tem um enorme potencial de otimização e desenvolvimento.   

Gestão da Informação na Construção (TI)

Apesar da elevada utilização das novidades  tecnológicas em contexto pessoal,  a  industria da construção possui uma enorme desconfiança e baixa penetração destas tecnologias de informação nos seus processos de trabalho. No entanto,  os profissionais nunca se viram tão imersos em informação (digital), distribuída por correio eletrónico.
Novas soluções de gestão de informação, algumas já desenvolvidas para projetos de construção, nomeadamente partilhadas na cloud,  e o advento das soluções mobile, vem abrir oportunidades  às empresas. No entanto,  é necessário que não se fique  apenas pela simples aquisição, mas que estas sejam integradas na organização, revendo-se os seus processos de forma a serem obtidas  todas as vantagens do novo potencial tecnológico. 

© 2016 by LECMA  All rights reserved

bottom of page