Mobile - um desafio para as empresas
Diversos estudos internacionais têm vindo a destacar a rápida expansão das novas tecnologias mobile (internet, smartphones e tablets) no mundo empresarial, nomeadamente novos negócios totalmente concebidos tendo como base o potencial destas novas tecnologias.
Se a internet transformou o modo como muitos empresários conduziram os seus negócios, atualmente as tecnologias móveis estão criar imensas oportunidades e condições de desenvolvimento para a generalidade das empresas.
Há poucos anos, só era preciso um site para ter uma boa presença na web para os potenciais clientes ou possuir uma intranet para divulgar informação, e algum conhecimento, aos colaboradores da sua organização. Facto é, que não houve necessidade de mexer nos modelos de funcionamento das organizações.
Agora é diferente. As barreiras físicas e as distâncias desapareceram por completo. As pessoas, os processos e a informação, fundem-se em aplicações onde se pode produzir trabalho, em equipa ou não, a partir de qualquer lugar.
A tecnologia “mobile” está assim a lançar enormes oportunidades à forma como as empresas se vão relacionar com os seus clientes, fornecedores e outras entidades externas. Mas também existe a perspetiva interna, pelo que, os processos de gestão e de produção estarão também envolvidos neste desafio, principalmente quando estes se desenvolvem outdoor.
Destacam-se ainda, as novas funcionalidades das aplicações, muito mais amigáveis para as pessoas, reduzindo assim a curva de aprendizagem à inovação, e permitindo uma maior expansão e proveito das vantagens da mobilidade, de forma profissional e com boa relação custo-benefício.
Existem também inconvenientes, nomeadamente no equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, o que vai exigir sempre de cada um de nós uma boa dose de bom senso. Mas, o mesmo já acontece na nossa vida privada, quando “tomar um copo com os amigos” ou dar um passeio não pode ser eliminado pelo tempo da nossa permanência nas redes sociais.
É uma certeza que a informática “estática” das empresas, baseada nos PC´s , tem os dias contados. Apenas o timing vai variar conforme a visão e a estratégia de cada empresário.
E se, pelas suas características, há indústria onde o valor das soluções de mobile fazem mais sentido, é na construção.
Mas não mantendo os hábitos e processos atuais. Já ninguém usa um telemóvel da nova geração apenas para telefonar, desperdiçando todas as outras potencialidades que estes hoje nos oferecem.
Qualquer aplicativo criado em cima dos atuais processos das organizações, terá como resultado um app de fantasia, que não traz um ganho real à empresa. No entanto, se repensar os seus processos e os adaptar aos sistemas móveis, estará a transformar também a forma como a empresa opera, interage e produz valor para o mercado.
Deixamos o alerta às empresas que, não pretendendo liderar a atual mudança, não devem deixar de estar vigilantes, para evitarem o risco de se tornarem obsoletas a curto/médio prazo.